Orgasmos: um mapa para o seu prazer

Orgasmos: O Mapa do Prazer

Por: Mari Williams

Que os orgasmos são deliciosos e muito desejados nós já sabemos, mas você já se perguntou o que é um orgasmo, quais os seus benefícios para a saúde, e como ter orgasmos mais fortes? Isso e muito mais nós te contamos nessa coluna!

O que é um orgasmo?

Pela ciência, e de acordo com a definição da educadora sexual Emily Nagoski (https://www.emilynagoski.com/), um orgasmo é uma descarga de tensão espontânea e involuntária produzida por um estímulo sexual. Ou seja, enquanto você se estimula ou é estimulada com muito prazer, seu corpo vai acumulando uma tensão positiva, que se descarrega após um clímax maravilhoso, liberando várias sensações e hormônios do bem!

Quando chegamos ao clímax, mais de oitenta diferentes áreas do nosso cérebro são ativadas.

Funciona como uma montanha russa: quanto mais você subir, maior o frio na barriga (o acúmulo de tensão), e maior a intensidade da descida (o orgasmo).

Mas, em uma sociedade na qual fomos desestimuladas a nos conhecer, nos tocar e a liberar nossas potências, não é incomum se perguntar…

Será que eu já tive?

Muitas mulheres pensam que nunca tiveram orgasmos pois criaram expectativas de que todos os orgasmos são de “virar os olhos”, e não é bem assim. Todavia, podemos treinar o corpo para ter orgasmos mais fortes! Isso é feito com autoconhecimento, concentração nas sensações e comunicação na cama (se for em uma relação sexual).

Alguns sinais de que você teve um orgasmo são:

  • Batimentos cardíacos intensos
  • Respiração acelerada
  • Rubor na face
  • Tremilique muscular
  • Contrações vaginais
  • Contrações na musculatura do assoalho pélvico
  • Espasmos involuntários
  • Pupilas dilatadas

Caso nenhum desses sinais apareça para você, não precisa se desesperar! A dica é prestar atenção nas suas sensações enquanto está em estímulo sexual, e respirar para deixar que se liberem as respostas fisiológicas. Às vezes você até tem alguma dessas respostas, mas pode estar distraída e sem referências para perceber no momento.

Se você nunca teve um orgasmo, não precisa desistir nem pensar que seu corpo está quebrado! Que tal tirar um momento para se tocar com calma, mapeando sua vulva sem o objetivo de chegar lá, e ir conhecendo seus pontos de prazer?

Pegue um lubrificante, prepare o ambiente para você, e toque sem pressa seus lábios externos, internos, entrada da vagina e clitóris, percebendo que sensações você tem com cada toque e em cada lugar específico.

Varie as intensidades de toque, perceba as diferenças de sensações em cada região, e crie um mapa mental do que você gosta mais ou menos.

É muito difícil exigir que o prazer seja proporcionado por outra pessoa se nós mesmas não sabemos o que gostamos… Se convide para um momento de investigação de você para você!

Muitas vezes os orgasmos não são liberados por ansiedade, preocupações excessivas no momento, autojulgamento, e outros fatores psicológicos. Caso você esteja em tratamento de depressão, os remédios também podem interferir. E aqui, ATENÇÃO, não é para deixar de tomar os remédios, ok? A sua saúde mental deve ser o seu principal foco no momento. Se o incômodo com a medicação e a baixa de libido forem grandes, vale conversar com sua médica sobre outras alternativas de tratamento.

Quais os benefícios do orgasmo para a saúde?

Um orgasmo tem muito poder! “Ele pode reduzir o estresse, melhorar o sono, a imunidade e o humor,” coloca Nan Wise, terapeuta sexual, neurocientista, autora de Why Good Sex Matters.

1- Menos inflamação!

A ocitocina, a dopamina e a serotonina, neurotransmissores liberados durante o clímax, ajudam a reduzir o nível de cortisol, que promove o estresse e a inflamação. Tudo isso pode aliviar as suas espinhas e colaborar com uma pele mais glow!

2- Mais colágeno

Como os orgasmos aumentam nossos níveis de estrógeno, temos mais manutenção de colágeno, famoso por manter a firmeza e a elasticidade da pele.

3- Melhoria do sono

O orgasmo é um ótimo sonífero, já que relaxa o corpo, mente trabalha no nosso sono REM – estágio profundo e restaurador do sono, na qual ocorrem os sonhos. Além de deixar o inconsciente falar, vai te ajudar a reduzir as olheiras!

4- Coradinho natural

O coração bate mais rápido, o que colabora com a circulação sanguínea, trazendo aquela corzinha de saúde para a pele!

5- Alívio das cólicas

Capaz também de liberar substâncias que atuam como analgésicos, como catecolaminas e citocinas, os orgasmos podem te ajudar a aliviar cólicas menstruais! Quando estamos com cólicas, o útero está em contrações, e como durante o clímax o útero contrai mas relaxa completamente em seguida, é possível sentir alívio na sensação dessas dores.

6- Prevenção de doenças

Não é só por conta dos benefícios já citados dos orgasmos, mas pois quando você passa a se tocar com mais frequência, fica mais atenta às mudanças da sua vulva e à aparição de eventuais verruguinhas, ardências ou lesões. Além disso, o aumento do muco cervical proporcionado pelo orgasmo atua “limpando” o canal vaginal e prevenindo algumas infecções.

7- Modo turbo na autoestima!

Quando aprendemos a nos dar prazer, vamos para a vida com outra confiança.

Se conhecer e se satisfazer é ótimo para se livrar de dependências e dar aquele boost na autoestima! Além disso, uma vez que a gente aprende como gostamos de ser tocadas, fica muito mais fácil direcionar pra quem estiver lá com você! Todo mundo ganha!

Se gozar já era bom, com esses conhecimentos fica melhor ainda né? Então se joga nessa maravilha de explosão junto com os produtos da Inn!

Copyright INNSEX COMERCIAL LTDA – 39545802000112 – 2024. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress